Políticas Editoriais


Processo de avaliação pelos pares

Em conformidade com as práticas da ciência aberta, a Revista Ceres permite que autores e revisores optem pela transparência no processo de avaliação. Os autores decidem se suas identidades serão reveladas ao incluírem ou não seus nomes e afiliações institucionais no documento principal do manuscrito ou em uma folha de rosto separada. Já os revisores podem escolher entre assinar seus pareceres ou permanecer anônimos. Quanto aos editores associados, seus nomes e registros ORCID são divulgados tanto durante a tramitação quanto na versão final do artigo.

Os artigos encaminhados à Revista Ceres passam por uma pré-avaliação feita por um Editor Técnico quanto ao escopo, a adequação às normas da revista e a verificação de similaridade com outros trabalhos publicados (plágio ou autoplágio). O manuscrito que estiver fora do escopo da revista, será rejeitado. Aqueles que precisarem de ajustes em relação às normas, ou necessitarem de reformulações devido a plágio, serão devolvidos aos autores (unsubmitted) para adequação e resubmissão.

Após passar pela análise técnica, o manuscrito será designado a um dos editores da Comissão Editorial, o qual realizará uma seleção preliminar relacionada à contribuição científica do artigo, originalidade, clareza, qualidade da redação e das figuras. Os artigos aprovados nessa análise serão encaminhados ao Editor Associado.

O Editor Associado poderá tomar uma decisão imediatamente ou selecionar os revisores para fazerem uma análise mais minuciosa do documento – esta última opção é a mais comum. Nesse trâmite, o artigo será encaminhado a três ou mais revisores, de instituições de ensino e/ou pesquisa distintas das instituições dos autores. Após o recebimento de, no mínimo, dois pareceres, o Editor Associado irá arbitrar sobre os pareceres dos revisores e decidir se o manuscrito será aprovado ou rejeitado. Os manuscritos aprovados na primeira rodada são enviados aos autores para serem corrigidos, seguindo as solicitações dos pareceristas e, depois de corrigidos, o manuscrito será reavaliado pelo Editor Associado. Uma vez indicado pelo Editor Associado à publicação, o manuscrito seguirá para verificação final da Comissão Editorial, que, em qualquer caso, constituirá a instância decisória máxima para aceitação ou rejeição dos manuscritos.

Quando em desacordo com os pareceres recebidos, os autores poderão enviar justificativas e contra argumentações, que serão cuidadosamente avaliadas e arbitradas pela Comissão Editorial.