Políticas Editoriais


Ética e Más Condutas, Errata e Retratação

A Revista Ceres está comprometida com a integridade acadêmica e científica, garantindo que qualquer alegação de má conduta seja tratada com rigor e imparcialidade. Para isso, adota as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE) para lidar com questões éticas que possam comprometer a reputação da revista e da pesquisa publicada.

Identificação de Más Condutas
A revista considera como má conduta práticas como plágio, autoplágio, pesquisas antiéticas, conflitos de interesse não declarados, questões de autoria e qualquer outro caso que comprometa a integridade do registro acadêmico. Caso seja identificada uma má conduta antes ou após a publicação do artigo, a Comissão Editorial conduzirá uma investigação detalhada, baseada nas diretrizes do COPE.

Retratação, Erratas e Adendos

A Revista Ceres adota as diretrizes estabelecidas pelo SciELO para assegurar a integridade e a transparência na publicação científica. Em consonância com o Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica, a revista compromete-se a corrigir o registro acadêmico sempre que necessário, por meio da publicação de erratas, retratações ou adendos, conforme a natureza da correção.

Erratas são publicadas quando erros significativos são identificados em artigos já publicados, mas que não comprometem a integridade dos dados ou as conclusões do estudo. De acordo com o Guia para o registro, marcação e publicação de Errata, a errata deve ser publicada o mais breve possível, detalhando as correções e mantendo o artigo original acessível, com a errata devidamente vinculada.

Retratações são emitidas quando há evidências de que os resultados de um artigo são inválidos devido à má conduta ou erro honesto. Conforme orientado no Guia para o registro, marcação e publicação de Retratação, a retratação deve ser claramente identificada e vinculada ao artigo original, que permanecerá disponível com a indicação de “ARTIGO RETRATADO” para preservar o registro científico.

Adendos são utilizados para adicionar informações relevantes a um artigo já publicado, que não alteram suas conclusões. Segundo o Guia para o registro, marcação e publicação de Adendo, o adendo deve ser publicado separadamente, com clara referência ao artigo original, garantindo a transparência e a continuidade da comunicação científica.

A Revista Ceres está comprometida em seguir essas diretrizes para manter a confiança na literatura científica e assegurar que todas as correções sejam realizadas de forma transparente e ética.