Políticas Editoriais


Ética e Más Condutas, Errata e Retratação

A Revista Ceres está comprometida com a integridade acadêmica e científica, garantindo que qualquer alegação de má conduta seja tratada com rigor e imparcialidade. Para isso, adota as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE) para lidar com questões éticas que possam comprometer a reputação da revista e da pesquisa publicada.

Identificação de Más Condutas
A revista considera como má conduta práticas como plágio, autoplágio, pesquisas antiéticas, conflitos de interesse não declarados, questões de autoria e qualquer outro caso que comprometa a integridade do registro acadêmico. Caso seja identificada uma má conduta antes ou após a publicação do artigo, a Comissão Editorial conduzirá uma investigação detalhada, baseada nas diretrizes do COPE.

Retratação e Erratas
Se um artigo publicado for identificado como fruto de má conduta, ele permanecerá indexado na base de dados SciELO com a indicação de ARTIGO RETRATADO, uma vez que publicações científicas não podem ser apagadas após sua divulgação. A retratação pode ser parcial, caso o problema encontrado não comprometa a totalidade da pesquisa, ou total, quando houver a necessidade de cancelamento do artigo.

No caso de erros que não caracterizem má conduta, a Revista Ceres se compromete a publicar erratas rapidamente, garantindo a transparência e a confiabilidade dos artigos publicados.