Instruções aos Autores
Declaração de uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) em redação científica
As orientações a seguir referem-se apenas ao processo de redação e não ao uso de ferramentas de IA para analisar e extrair insights dos dados como parte do processo de pesquisa.
Quando os autores utilizarem inteligência artificial generativa (IA) e tecnologias assistidas por IA no processo de escrita, os autores devem utilizar estas tecnologias somente para melhorar a legibilidade e a linguagem (clareza, correção gramatical, fluidez do texto, etc.). O uso dessa tecnologia deve ser feito com supervisão e controle humano e os autores devem revisar e editar cuidadosamente o resultado, pois a IA pode gerar resultados que parecem confiáveis, mas podem ser incorretos, incompletos ou tendenciosos. A IA e as tecnologias assistidas por IA não devem ser listadas como autores ou coautores, nem citadas como autores. A autoria implica responsabilidades e tarefas que só podem ser atribuídas e executadas por humanos; portanto, os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo do trabalho.
Os autores devem divulgar, na seção “Declaração de Uso de Ferramentas de Inteligência Artificial (IA) em Redação Científica”, o uso de IA e tecnologias assistidas por IA no processo de redação, seguindo o modelo abaixo:
Durante a preparação deste trabalho os autores utilizaram [nome da ferramenta/serviço] para [motivo]. Após utilização dessa ferramenta, os autores revisaram e editaram o conteúdo, conforme necessário, e assumem total responsabilidade pelo conteúdo publicado.
Essa declaração não se aplica ao uso de ferramentas básicas de verificação gramatical, ortográfica, referências, etc. Se não houver nada a divulgar, não há necessidade de adicionar essa declaração.