Escopo e áreas de publicação

Foco e Escopo

A Revista Ceres é um periódico bimensal editado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Destina-se à publicação de trabalhos científicos originais, com relevância técnico-científica, resultantes de pesquisas relacionadas às inovações e soluções dos problemas da agropecuária, com ênfase nas pesquisas relacionadas às regiões tropicais. As áreas de abrangência são:

• Produção vegetal
  • Solos e nutrição de plantas
  • Melhoramento vegetal aplicado à agricultura
  • Fitossanidade
  • Fisiologia e morfologia aplicadas à agricultura
  • Propagação vegetativa e seminífera
  • Engenharia Agrícola (compreende: Irrigação e Drenagem; Física do Solo; Agrometeorologia; Agricultura de Precisão; Tecnologia e Aplicação de Defensivos)
  • Produção e sanidade animal aplicadas à agropecuária

Indexação

A Revista Ceres está indexada às principais bases de dados na rede mundial, conforme lista abaixo. No Brasil, está enquadrada no ranking da CAPES com nível B1. O Fator de impacto no ano/base 2016 foi de 0,2660.

• AGRIS
  • CABI Abstracts
  • e-journals
  • EBSCO
  • Lantindex
  • Redalyc
  • SciELO
  • Scopus
  • Zoological Records

Processo de avaliação pelos pares

O artigo encaminhado à Revista Ceres passará por uma seleção inicial realizada pelos Editores Associados antes do processo de envio aos revisores. A seleção prévia será realizada considerando-se: aderência ao escopo e adequação às normas da revista, originalidade e contribuição científica do tema, clareza e aderência entre objetivos e conclusões, qualidade da redação e das figuras, pertinência e atualização da literatura citada. Os artigos selecionados iniciarão, então, o processo de revisão por pares. Nesse trâmite, o artigo será avaliado primeiramente por dois revisores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa distintas das instituições dos autores. O Editor Associado terá autonomia para arbitrar sobre os pareceres dos revisores e decidir se o trabalho segue para publicação (com as devidas correções, se houver) ou se é rejeitado. Uma vez indicado pelo Editor Associado à publicação, o manuscrito segue para verificação final da Comissão Editorial, que, em qualquer caso, constitui a instância decisória máxima para aceitação ou rejeição dos manuscritos.

Quando em desacordo com os pareceres recebidos, os autores poderão enviar justificativas e contra argumentações, que serão cuidadosamente avaliadas e arbitradas pela Comissão Editorial.

Periodicidade

O periódico científico Revista Ceres é editado bimestralmente desde 1939, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

• ISSN 2177-3491