Instruções aos autores
Estrutura do artigo e comunicação
Deverá ter, no máximo, 20 palavras, centralizadas e em negrito. A primeira palavra deverá ser grafada com inicial maiúscula; as demais devem ser gravadas com letras minúsculas, exceto em casos pertinentes (p. ex., nomes científicos; Phaseolus vulgaris). Se necessário, introduzir nota de rodapé, ao seu final, usando algarismo arábico sobrescrito (veja o item rodapé).
Para atender às recomendações da Ciência Aberta e aumentar a transparência do processo de avaliação, os autores devem incluir seus nomes logo após o título do manuscrito, seguidos de seus respectivos registros ORCID. Contudo, caso prefiram manter o anonimato durante a avaliação, a autoria pode ser enviada em um documento separado (folha de rosto).
Cada nome de autor deve ser seguido por um número arábico sobrescrito, que remeterá a uma nota de rodapé com sua afiliação institucional.
A primeira nota de rodapé deve estar vinculada ao título e conter informações sobre a origem do trabalho (por exemplo, se foi extraído de dissertação ou tese) e as fontes de financiamento. As notas subsequentes devem indicar a afiliação dos autores, seguindo a ordem: instituição, departamento (se houver), cidade, estado (sigla), país e e-mail. Autores vinculados à mesma instituição e ao mesmo departamento devem ser agrupados na mesma nota de rodapé.
O autor correspondente deve ser identificado com um asterisco (*) ao final de seu nome na lista de autores. No rodapé, na última linha, deve-se incluir um asterisco seguido do e-mail do autor correspondente.
Exemplo:
*Corresponding author: maria@ufv.br
O resumo deve ser escrito com letras maiúsculas, alinhado à esquerda e ter aplicação de negrito. Essa seção deve conter no máximo 200 palavras e ter apenas um parágrafo. O texto deve conter, em linhas gerais, a hipótese, os objetivos, material e métodos utilizados, resultados expressivos alcançados e a conclusão. O texto deve ser iniciado na linha subsequente ao título dessa seção.
As palavras-chave devem ter um número mínimo de três, e máximo de seis palavras, e devem ser citadas em parágrafo subsequente ao resumo. Devem ser grafadas com inicial minúscula (exceto os nomes científicos) e separadas por ponto e vírgula, sem repetir palavras contidas no título do trabalho.
Os destaques devem ter um número mínimo de três, e máximo de cinco frases, as quais devem indicar as principais contribuições do artigo, sem replicar exatamente as conclusões. Os destaques não devem ultrapassar 85 caracteres, incluindo espaços.
O título da seção INTRODUÇÃO deve ser escrito com letras maiúsculas e alinhado à esquerda. A introdução deve ater-se ao problema do trabalho em pauta, situando o leitor quanto à sua importância, hipótese da pesquisa e os objetivos, estando estes últimos claramente expressos ao final da introdução.
O título da seção MATERIAL E MÉTODOS deve ser escrito com letras maiúsculas e alinhado à esquerda. A seção deve ser redigida com detalhes suficientes para que o trabalho possa ser repetido. A Revista Ceres requer que estejam especificados, no artigo, os procedimentos estatísticos, incluindo: o delineamento utilizado, o número de repetições e a técnica estatística empregada. Quando não houver delineamento, o artigo deve descrever claramente como foi feita a condução da pesquisa, e qual a técnica estatística utilizada para a análise dos dados.
Obs: A seção MATERIAL E MÉTODOS pode conter subseções, indicadas por subtítulos escritos em itálico e negrito, iniciados por letras maiúsculas e centralizados.
O título da seção RESULTADOS E DISCUSSÃO deve ser escrito com letras maiúsculas e alinhado à esquerda. O texto deve ser claro e conciso, apoiado na literatura pertinente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO podem vir na mesma seção, ou em seções separadas e pode conter subseções, indicadas por subtítulos escritos em itálico e negrito, iniciados por letras maiúsculas e centralizados.
O título da seção CONCLUSÕES deve ser escrito com letras maiúsculas e alinhado à esquerda. As conclusões devem ser concisas e derivadas dos dados apresentados e discutidos. Cada conclusão deve constituir parágrafo novo.
Materiais suplementares são informações adicionais que são relevantes para a pesquisa publicada, mas não são essenciais para o entendimento principal do artigo. Esses materiais adicionais são fornecidos para apoiar, detalhar ou expandir a análise apresentada no artigo principal. O material complementar não deve ser citado no texto do artigo. Em seção própria a este fim, ele será indicado com um link para acesso.
Esse material deve conter títulos claros e pode incluir tabelas, gráficos, fotografias, planilhas ou texto adicional que forneça suporte ao conteúdo do artigo.
O material suplementar não é uma seção obrigatória no artigo. Quando enviado pelos autores, ele deverá ser anexado em “suplemental file” e será publicado exatamente como enviado pelo autor, não será diagramado.
A seção MATERIAL SUPLEMENTAR, deverá ser incluída após as conclusões, e conter a seguinte afirmação: “Supplementary data are available at: .…” Após aprovado o artigo, a revista inserirá o link para acesso ao material extra. A formatação do material suplementar (fonte, tamanho da fonte, espaçamento, margem, etc) deve seguir as mesmas normas do artigo.
O título da seção AGRADECIMENTOS, SUPORTE FINANCEIRO E DIVULGAÇÃO COMPLETA deve ser grafado com letras maiúsculas e alinhado à esquerda. Os autores devem informar se receberam financiamento ou apoio de instituições de incentivo à pesquisa.
Os autores devem declarar nesta seção se há, ou não, algum conflito de interesse na condução e publicação do trabalho, conforme orientações disponíveis em Conflito de Interesses, em POLÍTICAS EDITORIAIS.
O título da seção DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE DE DADOS deve ser escrito com letras maiúsculas e alinhado à esquerda. Esta declaração deve seguir as instruções contidas em DADOS ABERTOS, em POLÍTICAS EDITORIAIS.
O texto desta seção deve seguir uma das orientações abaixo, conforme a realidade de cada pesquisa.
- declarar que todos os dados oriundos da pesquisa que originou o manuscrito foram disponibilizados em um repositório de dados e informar o nome do repositório e os links de acesso de cada um dos arquivos de dados;
- declarar que todos os dados estão contidos no artigo (caso os autores não tenham outros dados senão aqueles utilizados no manuscrito).
- declarar o motivo pelo qual os dados não podem ser disponibilizados.
Exemplos de declaração:
i. “Todo o conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo foi disponibilizado no SciELO Data e pode ser acessado em [URL ou DOI]”.
ii. “Todo o conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo foi utilizado neste artigo.”
iii. “Todo o conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo está disponível mediante solicitação ao autor correspondente [nome do autor correspondente]. O conjunto de dados não está publicamente disponível devido a [detalhar motivo da restrição, por exemplo, conter informação que compromete a privacidade dos participantes da pesquisa].”
Os dados disponíveis no repositório poderão ser acessados pelos editores/revisores, no processo de avaliação por pares e, também, por qualquer pessoa que tenha interesse nesses dados a fim de reutilizá-los. Para isso, os arquivos devem ser disponibilizados com a licença CC-BY e devem seguir os princípios FAIR: findable (encontrável), accessible (acessível), interoperable (interoperável) e reusable (reutilizável).
O título da seção “DECLARAÇÃO DE USO DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) EM REDAÇÃO” deve ser grafado com letras maiúsculas e alinhado à esquerda. Esta declaração deve seguir as instruções contidas na seção Adoção de software de Inteligência Artificial.
Modelo da declaração Uso de Ferramentas de Inteligência Artificial em Redação Científica:
“Durante a preparação deste trabalho os autores utilizaram [nome da ferramenta/serviço] para [motivo]. Após utilização dessa ferramenta, os autores revisaram e editaram o conteúdo, conforme necessário, e assumem total responsabilidade pelo conteúdo publicado”.
Essa declaração não se aplica ao uso de ferramentas básicas de verificação gramatical, ortográfica, referências, etc. Se não houver nada a divulgar, não há necessidade de adicionar essa declaração.
Com o intuito de promover a transparência no processo de publicação e o reconhecimento da participação dos autores na pesquisa, a Revista Ceres solicita que sejam enviadas as contribuições específicas de cada um dos autores no desenvolvimento da pesquisa e elaboração do manuscrito. Para isso, os autores deverão adotar a nomenclatura do sistema de especificação CRediT (Contributor Roles Taxonomy). O autor correspondente é responsável por garantir que as descrições sejam precisas e concordadas por todos os autores. Modelo deste documento disponível aqui.
Caso os autores optem pelo anonimato no processo de avaliação, esta seção deverá ser enviada em um documento Word separado e anexada como ‘supplemental file not for review’. Nesse caso, a equipe técnica da revista incorporará essa seção à versão final do artigo antes da publicação.
O título da seção “REFERÊNCIAS” deve ser escrito com letras maiúsculas e alinhado à esquerda. A Revista Ceres utiliza o estilo Vancouver para as referências, com o sistema numérico de citação. Clique aqui para acessar um guia para elaboração das referências e aqui para ver um modelo de artigo publicado na Revista Ceres.


