Políticas Editoriais


Conflito de Interesses

O conflito de interesses ocorre quando algum fator (financeiro, pessoal, comercial, acadêmico, político, entre outros) afeta o julgamento profissional de um pesquisador ao fazer ou relatar pesquisas. É um conjunto de condições que fazem com que o interesse genuíno pela pesquisa seja afetado por um interesse secundário, o que pode comprometer os resultados da investigação. Assim, o conflito de interesse na publicação de artigos científicos pode ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. 

Sendo assim, a Revista Ceres solicita que, ao submeter um manuscrito, os autores explicitem, na seção “Agradecimentos, Suporte Financeiro e Divulgação Completa”, conflitos financeiros, ou de qualquer outra natureza, que possam ter influenciado o trabalho. Pesquisas que receberam apoio financeiro precisam ser informadas em nota de rodapé relacionada ao título do manuscrito. Quando não existe nenhum tipo de conflito de interesse, os autores devem declarar a não existência de potenciais conflitos de interesse na condução da pesquisa e publicação do artigo.

Revisores e editores que identificarem qualquer tipo de conflito de interesse entre eles e os autores, que possa influenciar a análise de qualquer manuscrito (ter sido orientador do autor, ter mantido qualquer relação de colaboração na pesquisa, ter interesse financeiro com o projeto que originou o manuscrito, entre outras possibilidades) deverão declinar do convite de avaliação a fim de tornar o processo de avaliação o mais imparcial possível.

Na eventualidade de editores associados e revisores identificarem conflitos de interesse de autores em artigos nos quais exista a declaração de não existência de conflito de interesses, tais conflitos devem ser informados à Comissão Editorial, a qual fará uma investigação e, confirmado o conflito de interesse, decidirá se o artigo deverá, ou não, ser publicado.