Políticas Editoriais


Verificação de similaridade e plagiarismo

A Revista Ceres adota o CrossRef Similatiry Check para garantir a originalidade dos trabalhos publicados, identificando a similaridade dos manuscritos com textos já divulgados. O plágio assume diversas formas, desde a cópia total ou parcial de obras sem o devido crédito até a paráfrase sem citação da fonte. Além disso, o autoplágio ocorre quando um autor reutiliza trechos de sua própria produção sem referência ao trabalho original. Qualquer forma de plágio constitui um comportamento antiético e inaceitável.

A verificação de similaridade é realizada no momento da submissão do manuscrito, antes da avaliação por pares. Caso seja identificado plágio ou autoplágio em partes do texto, o manuscrito será devolvido ao autor correspondente para que seja reescrito. Se a similaridade for substancial ou envolver o artigo como um todo, o manuscrito será rejeitado.

O armazenamento de manuscritos em plataformas de preprints não configura publicação e, portanto, não é considerado plágio. Os autores são incentivados a depositar seus manuscritos em repositórios de pré-publicação antes ou durante o processo de avaliação. Da mesma forma, artigos derivados de teses de doutorado, dissertações de mestrado ou monografias não são considerados plágio em relação ao texto original.