Instruções aos autores
Estrutura do artigo e comunicações
Deverá ter, no máximo, 20 palavras, centralizadas e em negrito. A primeira palavra deverá ser grafada com inicial maiúscula; as demais devem ser gravadas com letras minúsculas, exceto em casos pertinentes (p. ex., nomes científicos; Phaseolus vulgaris). Se necessário, introduzir nota de rodapé, ao seu final, usando algarismo arábico sobrescrito (veja o item rodapé).
O resumo deve ser escrito com letras maiúsculas, alinhado à esquerda e ter aplicação de negrito. Essa seção deve conter no máximo 200 palavras e ter apenas um parágrafo. O texto deve conter, em linhas gerais, a hipótese, os objetivos, material e métodos utilizados, resultados expressivos alcançados e a conclusão. O texto deve ser iniciado na linha subsequente ao título dessa seção.
As palavras-chave devem ter um número mínimo de três, e máximo de seis palavras, e devem ser citadas em parágrafo subsequente ao resumo. Devem ser grafadas com inicial minúscula (exceto os nomes científicos) e separadas por ponto e vírgula, sem repetir palavras contidas no título do trabalho.
Os destaques devem ter um número mínimo de três, e máximo de cinco frases, as quais devem indicar as principais contribuições do artigo, sem replicar exatamente as conclusões. Os destaques não devem ultrapassar 85 caracteres, incluindo espaços.
O título da seção INTRODUÇÃO deve ser escrito com letras maiúsculas e alinhado à esquerda. A introdução deve ater-se ao problema do trabalho em pauta, situando o leitor quanto à sua importância, hipótese da pesquisa e os objetivos, estando estes últimos claramente expressos ao final da introdução.
O título da seção MATERIAL E MÉTODOS deve ser escrito com letras maiúsculas e alinhado à esquerda. A seção deve ser redigida com detalhes suficientes para que o trabalho possa ser repetido. A Revista Ceres requer que estejam especificados, no artigo, os procedimentos estatísticos, incluindo: o delineamento utilizado, o número de repetições e a técnica estatística empregada. Quando não houver delineamento, o artigo deve descrever claramente como foi feita a condução da pesquisa, e qual a técnica estatística utilizada para a análise dos dados.
Obs: A seção MATERIAL E MÉTODOS pode conter subseções, indicadas por subtítulos escritos em itálico e negrito, iniciados por letras maiúsculas e centralizados.
O título da seção RESULTADOS E DISCUSSÃO deve ser escrito com letras maiúsculas e alinhado à esquerda. O texto deve ser claro e conciso, apoiado na literatura pertinente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO podem vir na mesma seção, ou em seções separadas e pode conter subseções, indicadas por subtítulos escritos em itálico e negrito, iniciados por letras maiúsculas e centralizados.
O título da seção CONCLUSÕES deve ser escrito com letras maiúsculas e alinhado à esquerda. As conclusões devem ser concisas e derivadas dos dados apresentados e discutidos. Cada conclusão deve constituir parágrafo novo.
Material suplementar são informações adicionais que são relevantes para a pesquisa publicada, mas não são essenciais para o entendimento principal do artigo. Esses materiais adicionais são fornecidos para apoiar, detalhar ou expandir a análise apresentada no artigo principal.
O material complementar não deve ser citado no texto do artigo. Em seção própria a este fim, ele será indicado com um link para acesso.
Esse material deve conter títulos claros e pode incluir tabelas, gráficos, fotografias, planilhas ou texto adicional que forneça suporte ao conteúdo do artigo.
O material suplementar não é uma seção obrigatória no artigo. Quando enviado pelos autores, ele deverá ser anexado em arquivo suplementar e será publicado exatamente como enviado pelo autor, não será diagramado.
A seção DADOS SUPLEMENTARES, deverá ser incluída após as conclusões, e conter a seguinte afirmação: “Dados suplementares estão disponíveis …” Após aprovado o artigo, a revista inserirá o link para acesso ao material extra. A formatação do material suplementar (fonte, tamanho da fonte, espaçamento, margem, etc) deve seguir as mesmas normas do artigo.
O título da seção AGRADECIMENTOS, SUPORTE FINANCEIRO E DIVULGAÇÃO COMPLETA deve ser grafado com letras maiúsculas e alinhado à esquerda. Os autores devem informar se receberam financiamento ou apoio de instituições de incentivo à pesquisa.
Os autores devem declarar nesta seção se há, ou não, algum conflito de interesse na condução e publicação do trabalho, conforme orientações da seção Conflito de Interesses em POLÍTICAS EDITORIAIS.
O título da seção DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE DE DADOS deve ser escrito com letras maiúsculas e alinhado à esquerda. Esta declaração deve seguir as instruções contidas na seção 6 deste documento (Dados e reprodutibilidade).
Se os dados do artigo estão depositados em repositório de dados ou se os autores empregam dados de terceiros, eles devem, obrigatoriamente, ser citados no manuscrito e incluídos na seção de Referências Bibliográficas. Comunicação pessoal não deve ser inserida na lista de referência. Manuscritos depositados em servidores de Preprint podem ser citados, contudo, é de responsabilidade dos autores o uso de informações não validadas por um processo de revisão. As referências devem ser sequenciadas primariamente em ordem alfabética e secundariamente em ordem decrescente da data da publicação. As referências devem ser apresentadas na língua original da publicação
Se usar o gerenciador de referências, remova todos os códigos de campo antes de submeter o manuscrito eletrônico.
O título da seção DECLARAÇÃO DE USO DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) EM REDAÇÃO deve ser grafado com letras maiúsculas e alinhado à esquerda. Esta declaração deve seguir as instruções contidas na seção 5 deste documento {Declaração de uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) em redação científica}.
O título da seção REFERÊNCIAS deve ser escrito com letras maiúsculas e alinhado à esquerda. A Revista Ceres utiliza o estilo Vancouver para as referências, com o sistema numérico de citação.
Clique aqui para acessar um guia para elaboração das referências.