Quem Somos


Histórico

Em agosto de 1939, a Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais (ESAV), hoje Universidade Federal de Viçosa, publicou o primeiro número de “Ceres”, nome ampliado para “Revista Ceres”, a partir de setembro/outubro de 1944. Seus primeiros diretores foram os professores Nello de Moura Rangel, Geraldo Gonçalves Carneiro, Octavio Drummond, Edgard de Vasconcellos Barros e Arlindo de Paula Gonçalves. Seus mais de 80 anos de existência colocam-na entre as revistas agrícolas científicas mais antigas do país.

Inicialmente, publicava tanto artigos científicos originais como textos de divulgação técnica. Pouco a pouco, foi tornando-se cada vez mais científica e os últimos artigos de divulgação foram publicados em 1959. 

A partir de 2008 iniciou-se a disponibilização dos artigos publicados no site www.ceres.ufv.br, em sistema de acesso aberto e irrestrito, não sendo mais necessária a assinatura anual da revista para se ter acesso ao seu conteúdo.

Até 2016 os artigos foram publicados somente em português.  Em 2017 a revista passou a aceitar submissões em português, inglês e espanhol. Aos poucos foi crescendo o número de artigos publicados em língua estrangeira até que, em 2019, a Revista Ceres passou a aceitar submissões somente em inglês e, assim, permanecendo.