Políticas Editoriais
Identificação de má conduta
A Revista Ceres preocupa-se com as alegações de má conduta antes e após a publicação. Assim, em caso de denúncia sobre má conduta de qualquer espécie – plágio ou autoplágio; pesquisas antiéticas; relações conflitantes que podem ter afetado o resultado da pesquisa, ou da avaliação por pares; questões relacionadas à autoria, entre outros casos que possam ter implicações para a integridade e confiabilidade do registro da pesquisa (desde que haja provas e evidências sobre a denúncia) – a Comissão Editorial da Revista Ceres fará uma investigação aprofundada, seguindo as diretrizes do COPE – Committe on Publication Ethics.
Em caso de constatação de má conduta em artigo previamente publicado, este permanecerá indexado na base de dados Scielo na categoria de ARTIGO RETRATADO, pois uma vez publicados, os artigos não podem ser “despublicados”. A retratação pode ser parcial, quando ela retrata um problema em uma parte do artigo que não compromete a pesquisa publicada, ou total, quando ela comunica o cancelamento de um artigo.
Erros que não configurem má conduta são corrigidos através da publicação de erratas. A Revista Ceres se compromete a publicar, rapidamente, erratas e retratações sempre que houver necessidade.